LOJA

Guia de Taças
Guia de Taças


Taças para todas as ocasiões

Caso não seja possível ter vários tipos de taças, para diferentes ocasiões. Opte por ter dois modelos arredondados com capacidade de 240-360 ml, você estará bem servido.

Veja abaixo as principais taças e suas utilizações:

A Borgonha

A taça de Borgonha é ampla e arredondada, com um grande bojo curvado e uma largura com aproximadamente a mesma dimensão da altura. Possui uma grande abertura, sendo particularmente adequada para captar o refinado perfume e buquê de um Borgonha fino. Os tamanhos usuais são de 360 ou 480 ml (embora algumas comportem 720 ml ou mais). Pode ser utilizada para qualquer tipo de vinho, sendo ideal para vinhos com aromas muito complexos.

A Oblonga de Bordeaux

A taça de Bordeuax difere da de Borgonha por ser bem mais alta do que larga. Geralmente possui uma abertura menor do que a taça de Borgonha para captar a qualidade vinosa de um Bordeaux fino. Também é uma boa opção caso só possa selecionar um tipo de taça, é clássica para todas as ocasiões. Uma exceção é o champagne, que requer sua taça própria.

A flauta para Champagne

Para apreciar plenamente as bolhas, verta se champanhe somente em taças com um bojo alto, estreito e afunilado, como a tradicional 'flauta' de champanhe. As mais comuns são nos tamanhos de 180-240 ml e podem ser cheias até a borda. Não é preciso agitar o champanhe. Suas bolhas poderosas emitem o sabor do vinho, não sendo necessário um grande espaço acima do vinho, como a maioria dos outros vinhos de mesa.

Taças para Conhaque

Se você é um entusiasta de vinhos brancos talvez queira experimentar a alta e esguia taça Hock, originalmente concebida para os vinhos do Reno. Se sua opção for vinho tinto, uma grande taça balão de Borgonha pode dar certa variedade à sua mesa, embora alguns bebedores de vinho achem esse tipo de taça pesado demais.  Seu amplo tamanho permite aos aficionados captar a essência do vinho, que flui lentamente ao nariz. As taças de conhaque dão um toque elegante à sua mesa, e esse é um caso em que maior é definitivamente melhor. Apesar de uma taça de conhaque ter capacidade para 480 ml não deve conter mais do que 30 ou 60 ml do vinho a ser degustado.

Limpeza das taças

Caso opte pelo conjunto básico ou reserve espaço para uma coleção de taças digna de um conhecedor de vinhos, as taças requerem uma atenção especial. Taças de vinho precisam estar absolutamente limpas, ainda mais se ficaram algum tempo no armário e pegaram poeira ou cheiro de mofo. Sempre lave suas taças antes de beber. Escolha um bom detergente e enxágüe-as bastante para remover qualquer resíduo de detergente. A melhor maneira de garantir que a taça está limpa é exalar ar suavemente dentro delas e, depois, cheirá-la, quaisquer odores residuais se revelarão.